domingo, 29 de março de 2009

Um amor para recordar, lamentar, ou viver ?

Epitáfio
(Titãs)

Devia ter amado mais
Ter chorado mais
Ter visto o sol nascer
Devia ter arriscado mais
E até errado mais
Ter feito o que eu queria fazer...

Queria ter aceitado

As pessoas como elas são
Cada um sabe alegria
E a dor que traz no coração...

O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar distraído
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar...

Devia ter complicado menos

Trabalhado menos
Ter visto o sol se pôr
Devia ter me importado menos
Com problemas pequenos
Ter morrido de amor...

Queria começar este post com essa música, que escutei essa semana em um episódio de uma novela da Record. Uma cena interessante, que me chamou a atenção. Um rapaz (Gabriel) descobriu que é "Soro Positivo", e acontece que sua namorada (Michele) continuou amando-o mesmo depois de saber dessa triste notícia.

Na história, eles enfrentaram alguns problemas, o maior é a discriminação por parte da mãe de Michele, que chegou ao ponto de sequestrá-la para que ambos não ficassem juntos. Numa das cenas que assisti, foi o pedido de casamento feito pelo Gabriel, foi uma cena mto romântica, pedido este que Michele aceitou de imediato.

Bom, depois que falei sobre a história, vêm os questionamentos rsrs Até onde o amor vai ? Existe discriminação pra quem ama? Existem limites para o amor ? cor ? raça ? nacionalidade ? Religião ? Doença ?... Jesus nos ensina a "amar nossos inimigos", e na Palavra ainda fala sobre "amar o amigo e ele será como um irmão", então eu creio que o amor, amor verdadeiro, independente de qual tipo de amor estejamos falando (amor conjugal, amizades, compassivo...) ele é racional, sim... parece utópico dizer que o amor é racional, mas eu acredito que ele seja.

Irracional é vc viver uma vida de lamentos, é viver uma vida sem arriscar, sem tentar nenhuma vez ir em busca de seus sonhos. "Pior do que tentar e perder, é não tentar e pior ainda é lamentar por não ter tentado". Conheço várias pessoas que lamentaram por ter tentado um relacionamento que não deu certo, alguns descobriram "a tempo", outros só descobriram depois de casar... otros lamentam porque nunca tentaram amar, e ainda há os que lamentam porque tentaram e "descobriram" que "amor não foi feito pra eles"... Uns lamentam por não ter passado no vestibular, já outros lamentam por ter pasado no curso "errado"... Como diz o dizer popular: "A grama do vizinho sempre parece melhor" será ?

Nunca estamos satisfeitos... seja com amigos, amores, trabalhos, familias... sempre temos que achar alguns problemas... Talvez seja porqueo ser humano não vive sem problemas... Como disse certa vez Augusto Cury "Problemas, ninguem gosta deles... mas ninguem vive sem eles".

Volto, então, à pergunta inicial, conjugada à letra da música: De que adianta um amor cheio de defeitos ? De que adianta um sonho que voce não quer realizar ? Se você planta... é porque algum dia você pretende colher... aquilo que você plantou! Só quem vive de passado é Museu! Quem vive do futuro é Bolsa de Valores...

Nossa vida é representada da seguinte maneira: "Você é 25% do que vc fez no passado, 25% do que você quer fazer no futuro... mas 50% você é do que você faz no presente!" Portanto, aproveite o "presente" que você tem nas mãos, e não estrague o futuro que você está construindo hoje!

Um comentário:

  1. Eu amooo essa música!!!
    Diz tudo!!
    Por isso Calebe, ñ deixe p/ depois o q pode ser feito agora... antes tarde do que daqui a pouco, né? rsrsrs
    Bjão
    Ótima escolha

    ResponderExcluir